Publicado em 23/01/2019 às 02:00,

Após denúncias de valores abusivos, Energisa aceita parcelar faturas em até 4 vezes

Redação, midiamax
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(Foto: Divulgação)
Em reunião com Procon municipais e Estadual, a Energisa, concessionária que administra a distribuição de energia em Mato Grosso do Sul, aceitou parcelar as faturas dos consumidores em até 4 vezes. A decisão foi tomada depois de moradores denunciarem ao órgão os valores abusivos nas contas de energia.Conforme Marcelo Salomão, superintendente do Procon-MS, a solução foi acertada entre o órgão e a empresa para acalmar os consumidores e entender a cobrança da dinâmica para ajudar os moradores.O processo de parcelamento das contas poderá ser solicitado a partir desta quarta-feira (23) nos canais de contato com a Energisa, que avaliará a cobrança feita e poderá dividir o valor em até quatro parcelas.“Estou satisfeito com a solução da Energisa. Para aqueles consumidores que ainda se sentirem lesados, poderão pedir uma perícia no relógio de energia no Inmetro”, disse Salomão. A perícia tem um custo para ser feito, sendo R$ 9 monofásico; R$ 14 para bifásico e R$ 19 para os relógios trifásicos.A Energisa esclareceu que também possui um equipamento que pode identificar se há fuga de energia do relógio, mas pediu aos consumidores que, antes de solicitar, faça um teste. Primeiro o morador deve desligar todos os aparelhos eletrônicos e depois verificar se o relógio continua rodando.Em Itaporã, totem de atendimento ao consumidor será instalado na cidade para que moradores possam tirar as dúvidas e parcelar a conta. Em Costa Rica, o canal 0800 com a empresa será aprimorada para que os consumidores possam contatar a Energisa.Na reunião estavam presentes além de Marcelo Salomão e o presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, estavam o delegado da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Wilson Vilas Boas, e os superintendentes dos Procons municipais de Costa Rica e Itaporã, Valder de Freitas e Paula Sabino Toreno, respectivamente.Recorde de gasto de energiaO aumento expressivo no valor de conta de energia elétrica de moradores de Rio Verde de Mato Grosso, a 194 km de Campo Grande, tem causado surpresas neste mês. Consumidores apontam que o aumento é abusivo e se preocupam em como pagar as contas. A concessionária aponta o recorde de consumo de energia em dezembro causado pelas altas temperaturas como uma das justificativas.A gari Miriam Corrêa, de 44 anos, conta que costumava pagar por volta de R$ 180 na conta de energia elétrica da casa onde mora com mais cinco pessoas. Entretanto, a conta de janeiro deixou a moradora preocupada. “Tem subido nos últimos meses, mas desta vez chegou a R$ 311. É uma coisa geral aqui na cidade, todo mundo tem reclamado”, explica.Nas contas de energia da gari, é possível notar não apenas o aumento no preço. Na tabela com o histórico do consumo, os valores mensais também aumentaram. Enquanto o consumo de energia em dezembro de 2017 era de 188 kWh, em dezembro de 2018 foi de 357 kWh. A consumidora ressalta que não comprou nenhum eletrodoméstico novo que possa justificar o aumento no gasto de energia. “Não tenho ar condicionado, só uso o ventilador. Não comprei nada, muito pelo contrário, tirei coisas. Desinstalei o fogão da tomada e até tirei o chuveiro elétrico”.Em um jornal local, o “Notícias de Rio Verde”, consumidores também reclamam do aumento na conta de luz. Um deles conta que pagou R$ 142,62 em novembro, mas em dezembro o valor cobrado foi de R$ 211,04, um aumento de R$ 68,42.A Energisa explica que as altas temperaturas registradas no estado, principalmente em dezembro, justificam o aumento no consumo de energia elétrica. “Essa alteração [no preço] que está sendo percebida nas contas de luz do mês de janeiro, é referente ao período de dezembro”, diz. A concessionária também aponta que o recesso escolar como uma das causas para o maior gasto de energia.“As altas temperaturas exigem que equipamentos de refrigeração consumam mais energia para funcionar adequadamente, podendo até dobrar. Em dezembro do ano passado, o consumo de energia foi recorde. Este comportamento pode ser explicado por um aumento na temperatura média em torno de 4%, com horário de pico registrado por volta das 15 horas. Em 23 dias do mês de dezembro, a temperatura superou 25 graus, quando em novembro do mesmo ano, somente 14 dias ultrapassaram essa marca”, informou em nota.A concessionária esclarece que não há irregularidades na medição ou na leitura das instalações e que o aumento é justificado pelo clima. A Energisa também orienta que o cliente entre em contato com os canais de atendimento para esclarecimentos.